Ícone do site Litoral Norte Web

Após 9 horas de trilha, Polícia Ambiental localiza armas em Ubatuba

Ontem 14/02, equipes do Grupamento Tático Ambiental do Litoral Norte durante “Operação Impacto” em ação conjunta com os vigilantes da Fundação Florestal, realizaram incursão em trilha que teve inicio na Rodovia Oswaldo Cruz no município de Natividade da Serra, área que compreende o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia. Utilizando técnicas de rastreamento humano, os militares percorreram 25 quilômetros em área de mata, totalizando 9 horas de operação em trechos sinuosos e declives acentuados.

No trecho fiscalizado, encontraram dois ranchos típicos dos utilizados por caçadores para pernoitarem e praticar a caça ilegal, além de diversos trepeiros (estrutura montada em árvores onde os caçadores aguardam os animais silvestres sem serem percebidos, facilitando o abate). Como as estruturas atingiram área de Unidade de Conservação e não eram utilizadas como moradia, os policiais realizaram a demolição para evitar o agravamento do dano ambiental. No final da trilha, um homem foi abordado e informou ser proprietário de uma residência em área de Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação e que utiliza a trilha para acessa-la. Indagado sobre a prática de caça ilegal de animais silvestres na região informou desconhecer qualquer atividade irregular, porém assumiu ter posse de uma espingarda de fogo que utilizava para a sua segurança. O morador autorizou a entrada dos policiais na sua residência, onde encontraram escondidas em disposições variadas da casa, uma espingarda de pressão e três espingardas de fogo calibre 32 sem registro, além de diversos petrechos utilizados na caça ilegal de animais silvestres como cartuchos, pote de pólvora, sacos de chumbo e um pio (apito que simula canto de aves para atrair o animal e realizar o abate).

O autor e objetos foram encaminhados à Delegacia de Polícia no munícipio de Ubatuba onde o delegado de plantão elaborou o boletim de ocorrência com fulcro na lei de armas, arbitrando fiança no valor de R$434,00 reais e aprendendo os objetos. O sucesso da ocorrência deu-se além de tudo, à participação da sociedade civil na preservação e manutenção da segurança pública através das denúncias anônimas referentes o crime de caça ilegal na região, que podem ser feita através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Sair da versão mobile