Ícone do site Litoral Norte Web

Centro de Formação de Caraguatatuba forma primeira turma de novos GCMs

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba encerrou nesta quinta-feira (17) o Curso de Formação de novos aprovados no Concurso Público 001/2019 para cargos na Guarda.

São 22 formandos, entre eles, duas mulheres, aptos a serem chamados para assumir o cargo de Guarda Civil Municipal.

O grupo passou por um curso com carga de 640 horas, o equivalente a quatro meses de aprendizado em período integral. Após o curso, o grupo está apto a integrar a corporação e trabalhar armado nas ruas da cidade.

Os futuros GCMs, agora, têm aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.

Primeiro lugar da turma de formandos, Maria Carolina Duarte Ferraz, é uma das duas únicas mulheres do grupo. Ela conta que o empenho de estar na primeira colocação na turma tem a ver com a esperança de logo ser chamada a integrar a GCM. Ela lembra que, quando esteve em Caraguatatuba à passeio, gostou da cidade e quando foi aberto o concurso, ela viu a possibilidade de morar no município já com um trabalho. Ela se diz encantada com a corporação. “Quero fazer parte da Guarda!”

Anúncio

O formando Bruno Barbosa de Camargo explica que sempre foi simpatizante da Segurança Pública. De formação publicitária e marinheiro, fez diversos cursos na área de Segurança. “Quando apareceu a oportunidade de prestar o concurso, imediatamente me inscrevi. Hoje, a expectativa é de ser chamado para integrar como efetivo e poder ajudar a corporação”, diz.

O que faz a GCM

A GCM atualmente é formada por 57 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.

São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal;  apoiar  e construir parcerias com os demais órgãos municipais.

A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas.

Anúncio

Serviço

Guarda Civil Municipal

Telefone: 153

Sair da versão mobile