Ícone do site Litoral Norte Web

Defesa Civil de Caraguá atende ocorrências por conta dos ventos e alguns serviços são suspensos temporariamente

A Defesa Civil de Caraguatatuba registrou pelo menos 14 ocorrências em função dos ventos fortes que atingiram a cidade na manhã desta quinta-feira (13/7).

Foram atendidas nove chamadas para queda de árvores em residências (Martim de Sá, Portal Patrimonium, Barranco Alto, Indaiá, Recanto Verde Mar, Mar Verde, Ponte Seca e Loteamento Rio-Santos). Não houve vítimas, apenas avarias nas residências.

Além disso, a Defesa Civil realizou uma vistoria de árvore em residência no Indaiá e registrou queda de árvore em área pública na Tabatinga, uma queda de árvore em quintal de residência também na Tabatinga, além de vistoria de imóvel no bairro Casa Branca e apoio, em parceria com o Departamento de Trânsito, para desvio de uma árvore caída na Avenida Brasília, no Jardim Jaqueira.

Na Praça Cândido Motta, em frente à Igreja Matriz, no centro, o vento também tombou um arbusto e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atendeu a ocorrência.

Na avenida José Herculano (SP-55), próximo ao Serramar Shopping, um poste de energia elétrica ficou curvado após ser atingido pelo vento. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estiveram no local para comandar um desvio na rodovia, até que a equipe da empresa EDP pudesse tomar as devidas providências.

Anúncio

Com os alertas da Marinha do Brasil e dos Institutos Meteorológicos, a Defesa Civil adequou as escalas de serviço e cancelou as folgas para atuar com mais eficiência no atendimento aos casos de emergência.

Além disso, com os alertas, as equipes de campo intensificam fiscalizações e vistorias nas chamadas áreas de risco.

Lembramos que desde o ano passado, a Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos, dando subsídios mais precisos para tomadas de decisões de ações preventivas.

Atividades suspensas

Em decorrência dos fortes ventos e do risco iminente de queda de árvores, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê encontra-se temporariamente fechado por questões de segurança.

Anúncio

A decisão foi tomada pelas autoridades competentes após uma análise criteriosa das condições climáticas. Os ventos intensos registrados nas últimas horas aumentaram significativamente o perigo de quedas de árvores, o que pode colocar em risco não somente a integridade física dos visitantes, mas também dos funcionários.

A Secretaria de Esportes e Recreação também informa que, devido às condições climáticas adversas causadas pelos ventos fortes, algumas atividades serão suspensas até segunda-feira (17). Isso inclui o uso da piscina no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), as aulas de futebol e as atividades da Praia Acessível. A suspensão visa garantir a segurança dos atletas e funcionários envolvidos.

As atividades do Centro Dia e do CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) estão suspensas também hoje e amanhã por conta dos ventos e para garantir a segurança dos usuários. Os espaços são ligados a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

Por motivos de segurança no Teatro Mario Covas, a Fundacc (Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba) e o Instituto de Dança Promodança decidiram cancelar hoje o evento “Festival Dançar a Vida”, marcado para às 18h.

Anúncio
Sair da versão mobile