Ícone do site Litoral Norte Web

Mais equipamentos de tecnologia assistiva são entregues pela Prefeitura de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e da Saúde (SESAU), entregou, na quarta-feira (5), mais equipamentos de tecnologia assistiva para pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação da Topolândia, na região central.

Desta vez, o beneficiado foi Daniel Ferreira dos Santos, 45 anos, que recebeu uma cadeira de rodas motorizada e uma cadeira de banho produzida sob encomenda e que, entre suas características, evita a formação de escarras (feridas no corpo do paciente que não tem locomoção).

“Estou muito feliz com o recebimento dessas cadeiras que vão me ajudar no dia a dia, principalmente para me locomover”, disse Santos que foi informado que receberia os equipamentos em 90 dias e eles chegaram na data marcada.

Para sua irmã e cuidadora Guiomar Dias Silvestre, 54 anos, a entrega da cadeira de rodas, principalmente, vai ajudar porque antes, precisava carregá-lo pelo ombro. “Ele vai muito ao Hospital das Clínicas de São Paulo e tinha que levantá-lo pelo ombro para entrar nos consultórios e essa cadeira vai dar mais autonomia para ele e menos dor para mim”.

Em junho, a Prefeitura entregou mais cadeiras de rodas e banho, órteses, próteses, adequações posturais e auxiliares para pessoas com deficiência (PcD) que passam por atendimento nos Centros de Reabilitação da Topolândia e de Boiçucanga, e no Lar Vicentino.

Anúncio

A iniciativa é fruto de parceria da administração municipal com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que produz os equipamentos personalizados para os beneficiários. O trabalho de avaliação é feito por profissionais especializados que indicam o melhor equipamento para cada usuário.

Conforme o coordenador de Fisioterapia do Centro de Reabilitação, Eduardo Massucato, nessas avaliações são vistas as necessidades de uso de um equipamento de tecnologia assistiva.

Para a secretária da SEPEDI, Karin Conde, essa parceria com a AACD é importante porque são produtos de qualidade que chegam para a população assistida. Desde que o programa foi instituído, em 2018, já foram quase R$ 700 mil investidos na aquisição de 416 equipamentos assistidos que beneficiaram 367 pessoas.

O prefeito Felipe Augusto participou da entrega da cadeira para Daniel Santos e, mais uma vez, destacou a importância da parceria e a busca por atender melhor os pacientes que precisam de tecnologia assistiva. “Renovamos essa parceria para que pudéssemos atender nossa população que precisa desses equipamentos”.

Anúncio
Sair da versão mobile