Redes Sociais

Caraguatatuba

Polícia Ambiental prende caçador em Ubatuba e localiza uma espingarda de fogo em Caraguatatuba

Publicado

em

Ontem (10/01), durante “Operação Verão Mais Seguro” uma equipe do Grupamento Tático Ambiental do Litoral Norte atendeu uma denúncia sobre prática de caça ilegal no interior do Parque Estadual da Serra do Mar no município de Ubatuba. Após vistoria em área de mata fechada, os militares visualizaram uma residência inacabada e uma espingarda de fogo calibre .36 apoiada na parede. Ao se aproximarem para realizar a apreensão, identificaram um homem do lado de fora da casa que foi abordado e conduzido ao Distrito Policial de Ubatuba, permanecendo preso à disposição da Justiça.

No final da tarde durante descolamento para término de serviço, a equipe foi informada de uma possível atividade de caça no município de Caraguatatuba, em área com diversas denúncias do mesmo tema. Os militares realizaram incursão no interior do Parque Estadual e após uma hora de trilha identificaram diversos pontos utilizados na prática de caça ilegal de animais silvestres, como cevas (comida deixada pelos caçadores para atrair animais) e trepeiros (estrutura construída no alto das árvores para aguardar os animais que param na ceva para se alimentar, facilitando seu abate) além de sinais de movimentação recente humana.

Logo à frente os policiais visualizaram um rancho vazio (espécie de habitação utilizada pelos caçadores como ponto de apoio para a prática ilegal) com as laterais abertas e construído com madeira nativa sem as mínimas condições de moradia. Após vistoriarem o local, localizaram uma espingarda de fogo calibre .28 desmontada escondida no fogão a lenha, coberta com madeira e cinza. Por tratar-se de crime praticado no interior de Unidade de Conservação, tanto o rancho como as estruturas construídas para fins ilícitos, foram desconstruídos pelos militares. Ninguém foi detido no local e arma foi apreendida na Delegacia de Polícia.