Ícone do site Litoral Norte Web

Prefeito Felipe Augusto emite nota atualizada às 5h da manhã de hoje (20/02)

Em 19 de Fevereiro de 2023, o Litoral Norte do estado de São Paulo foi acometido por fortes chuvas que causaram diversos pontos de alagamento e deslizamentos.

A cidade de São Sebastião, em especial a Costa Sul, foi a região onde aconteceram as ocorrências de maior gravidade.

Um Posto de Comando foi estabelecido no Gabinete do Prefeito de São Sebastião para centralizar as ordens e decisões para a resposta a emergência.

Durante o dia, foram empregados 104 Bombeiros em 31 Viaturas, distribuídos ao longo da região da costa sul para socorro às vítimas, além de 7 aeronaves do Comando de Aviação da Polícia Militar.

Durante o dia, foram mapeados os seguintes pontos críticos:

Anúncio

◾️Km 183 – Barra do Una – Alagamento
◾️Km 174 – Praia Preta – Deslizamento (interdição de via)
◾️Km 165 – Camburi – Deslizamento (interdição de via)
◾️Praia Brava – Deslizamento
◾️Serra Boiçucanga x Maresias – Deslizamento (interdição de via)
◾️Toque Toque Pequeno (interdição de via)

Além da dificuldade de acesso, devido às obstruções da Rodovia SP-055, a comunicação por telefone também é crítica na região por conta de queda de Torres de Telefonia, além da falta de energia elétrica e água.

O acesso aos locais tem sido feito com apoio de aeronaves do Comando de Aviação da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.

Equipes da região de Santos se deslocaram por terra, e atuam na região da Praia Barra do Una, próxima à divisa das cidades de São Sebastião e Bertioga.

As equipes enviadas por helicóptero concentram esforços principalmente na região da Barra do Sahy e Juquehy, que está isolada e sem comunicação, com queda de barreiras sobre uma longa extensão da rodovia, que ainda segue sendo mapeada para dimensionamento de números de vítimas.

Anúncio

As prioridades da operação são o socorro às vítimas, fornecer ajuda humanitária aos desalojados e desabrigados, liberar as vias, restabelecer os fornecimentos de energia elétrica, água e comunicação aos locais atingidos.

Durante o dia, foram contabilizadas 36 vítimas fatais e 14 vítimas feridas socorridas por helicóptero.

Hoje, 20 de Fevereiro, além das 7 aeronaves da Polícia Militar, 2 helicópteros do Exército Brasileiro também atuarão no incidente, além do efetivo estimado de 320 pessoas do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policia Militar, Policia Técnico Científica, Policia Civil, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Policia Federal, GCM e diversas Secretarias da Prefeitura Municipal de São Sebastião.

Sair da versão mobile