São Sebastião
17ª Semana de Prevenção às Deficiências chega às Unidades de Saúde de Família e escolas municipais
Teve início nesta segunda-feira (21) a programação da 17ª Semana de Prevenção às Deficiências, promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI). Este ano o tema é ‘Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e com todos que te amam’. De terça (22) a sexta-feira (25), as ações serão realizadas nas Unidades Saúde da Família (USFs) e escolas municipais.
Nas USFs será abordado o tema “Controle e Cuidados na Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Prevenção das Deficiências por Complicações”. Já nas escolas haverá a abordagem “Educação no Trânsito Para Prevenção de Deficiências”, com a agente de trânsito Daniela Daltio da Cruz.
Na quarta-feira (23), profissionais da saúde vão falar sobre Neuro Desenvolvimento Infantil, às 10h, no Centro de Reabilitação Topolândia. Já na quinta-feira (24), o tema será Atividade Física na Promoção da Saúde e Prevenção às Deficiências em uma Roda de Conversa com Marcela Cury, às 8h30, no Centro de Apoio Educacional (CAE) Pontal da Cruz.
Essas ações têm parceria com as Secretarias de Educação (SEDUC) e Saúde (SESAU). O objetivo da semana é conscientizar a população de que 70% das deficiências poderiam ser evitadas ou atenuadas com medidas preventivas.
“Levar essas ações para as escolas, por exemplo, trabalha o grupo de crianças que são multiplicadores de informações junto aos adultos”, comenta a secretária da SEPEDI Karin Conde.
Na sexta-feira também haverá a caminhada de encerramento do evento, com concentração a partir das 8h30, saindo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico (SEDES), na Vila Amélia, em direção à Praça do Coreto, no Centro. A expectativa da organização é da participação de cerca de 200 pessoas.
Neste dia também será feita a aferição de pressão e glicemia; rastreio de pés de risco diabético para evitar amputação e vivência sensorial com uso de tecnologias assistivas como cadeiras de roda e banho, muletas, tipoias, entre outros.
A iniciativa conta com a parceria entre as secretarias de Educação (SEDUC), Saúde (SESAU), Esporte (SEESP), Segurança Urbana (SEGUR), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Turismo (SETUR), Fundação Saúde Pública (FSPSS), Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), Fundo Social, Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEFI), Sabesp, Garoçá, Viração, Cidadão Criança, Integra, Anjo Azul e Pedalet Bike.
Abertura
A 17ª Semana de Prevenção às Deficiências foi aberta com o objetivo de reforçar as ações preventivas, especialmente para uma população que aumenta exponencialmente a cada ano.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi), Rodrigo Tudi, tem formação de técnico de saúde no trabalho e destaca que a prevenção é primordial em qualquer ambiente.
A presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de São Sebastião, Cristiane Satie Oda, destaca que a entidade tem a missão de zelar pelas leis que regem o assunto deficiência e que a comissão permanente da OAB está à disposição da SEPEDI.
Presente na cerimônia de abertura, a presidente da OAB São Sebastião, Jaqueline Santana da Mota, também colocou a entidade à disposição em contribuir com o tema “pela necessidade de trazer igualdade e inclusão para nossa população”.
A secretária Karin Conde destacou que a prevenção evita uma série de problemas, por isso a insistência em melhorar cada vez mais a Semana. “É mais fácil quando todos se unem e se conscientizam da sua importância, que sejam multiplicadores das informações passadas hoje pelos nossos convidados”.
Representando o prefeito Felipe Augusto, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, destacou a necessidade de se promover políticas públicas para o setor e que isso tem sido feito pela gestão atual. “Foi nessa gestão que criamos a SEPEDI e estamos mudando a vida das pessoas com programas pioneiros e que servem de referência para outros municípios. São mais de 20 cidades que vieram conhecer nossa estrutura e muito mais ainda será feito pela SEPEDI e seus assistidos”.
Durante a abertura da Semana também houve palestra com a neurologista Flávia Miyashira Kubo que falou sobre como reconhecer e prevenir do Acidente Vascular Cerebral (AVC)’ e com o ginecologista Fabrício Martins Ferreira que explicou sobre prevenção de deficiências congênitas por meio do pré-natal.
Confira a programação abaixo:
22 de agosto (terça-feira)
Palestras nas USFS, Escolas e CAES
Tema: “Controle e Cuidados na Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Prevenção das Deficiências por Complicações”
8h – USF Juquehy 1
8h – USF São Francisco e Morro do Abrigo
8h – USF Olaria
8h – USF Enseada 1
13h30 – USF Boraceia
13h – USF Centro
13h – USF Enseada 1
Palestra
Tema: Educação no Trânsito Para Prevenção de Deficiências – Daniela Daltio da Cruz
8h – EMEI Sementinha
13h – EM Cambury
23 de agosto (quarta-feira)
Palestras nas USFS, Escolas e CAES
Tema: “Controle e Cuidados na Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Prevenção das Deficiências por Complicações”
8h – USF Barra do Sahy
8h – USF Varadouro
8h – USF São Francisco e Morro do Abrigo
13h – USF Maresias 1
13h – USF Varadouro
Palestra
Tema: Educação no Trânsito Para Prevenção de Deficiências – Daniela Daltio da Cruz
8h – EMEI Prof. Walfrido Maciel Monteiro
11h – EMEI Prof. Walfrido Maciel Monteiro
16h – EMEI Prof. Walfrido Maciel Monteiro
17h – EMEI Prof. Walfrido Maciel Monteiro
19h – EM Prof.ª Patrícia Viviane (EJA) – Topolândia
Tema: Neuro Desenvolvimento Infantil – Profissionais da Saúde
10h – Centro de Reabilitação Topolândia
24 de agosto (quinta-feira)
Palestras nas USFS, Escolas e CAES
Tema: “Controle e Cuidados na Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Prevenção das Deficiências por Complicações
8h – USF Boiçucanga 1
8h – USF São Francisco e Morro do Abrigo
9h – USF Paúba
9h – USF Pontal da Cruz
13h – USF Pontal da Cruz
13h – USF Maresias 2
Palestra
Tema: Educação no Trânsito Para Prevenção de Deficiências – Daniela Daltio da Cruz
8h – EMEI Elefante Colorido
9h45 – EMEI Elefante Colorido
13h – EM Prof.ª Maria Alice Rangel
14h – EM Prof.ª Maria Alice Rangel
Tema: Atividade Física na Promoção da Saúde e Prevenção às Deficiências
Roda de Conversa – Marcela Cury
8h30 – CAE Pontal da Cruz
14h – CAE Pontal da Cruz
25 de agosto (sexta-feira)
Palestras nas USFS, Escolas e CAES
Tema: “Controle e Cuidados na Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Prevenção das Deficiências por Complicações
8h – USF São Francisco e Morro do Abrigo
8h – USF Varadouro
9h – Enseada 2
13h – USF Varadouro
13h – USF Centro
Encerramento
8h30 – Caminhada de Encerramento
Trajeto – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social até a Praça do Coreto
9h – Atividades na Praça do Coreto
Aferição de Pressão e Glicemia
Rastreio de Pé de Risco Diabético para Evitar Amputação
Vivência Sensorial com Uso de Tecnologias Assistivas (cadeiras de roda e banho, muletas, etc.)
Você precisa estar conectado para comentar Login