Redes Sociais

São Sebastião

Comunidade indígena de Boraceia recebe capacitação promovida pela Defesa Civil Estadual

Publicado

em

Na última sexta-feira (31), a Defesa Civil Estadual, com a apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), promoveu uma capacitação de percepção de riscos de desastres naturais aos indígenas da Reserva Indígena Rio Silveira, no bairro Boraceia.

A comunidade foi uma das áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte no mês de fevereiro.

A ação foi comandada pela equipe da Divisão de Preparação da Defesa Civil, que orientou os moradores da Aldeia Indígena como agirem em situações de risco e desastres.

A capacitação abordou assuntos como identificação e percepção de risco, alertas meteorológicos, montagem e organização de um abrigo temporário e noções de logística humanitária.

Foi também criado um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) e, além disso, os instrutores cadastraram celulares dos indígenas para receberem alertas e informações da Defesa Civil por SMS.

Anúncio

“Já realizamos o treinamento para nossos agentes de defesa civil municipal, por meio de oficinas preparatórias e a partir das necessidades apresentadas, pudemos adequar essa capacitação e levá-la à comunidade indígena”, ressaltou o capitão Vagner Martins, um dos instrutores da atividade em Boraceia.

Os indígenas também receberam um material didático, que inclui cartilhas educativas para os adolescentes com dicas para o verão e o inverno e a Revista Agente Mirim; jogos da memória da Defesa Civil para as crianças e, para os adultos, manual de autoproteção orientando o que fazer antes, durante e depois dos principais tipos de desastres.