Redes Sociais

São Sebastião

Governo do Estado estima construção de aproximadamente 600 casas em São Sebastião

Publicado

em

O governador Tarcísio de Freitas assinou um decreto que declara de utilidade pública um terreno particular com área de 10.632 m², localizado na Vila Sahy, na Barra do Sahy. O objetivo da desapropriação é a construção de moradias para famílias desabrigadas e desalojadas. O terreno é considerado uma área plana e segura, adequada para a construção de residências pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A medida autoriza a CDHU, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), a fazer a desapropriação do terreno para implantação de um programa habitacional para famílias de baixa renda. A prioridade é tirar as pessoas das áreas de risco e fornecer moradia para aqueles que perderam suas casas.
Através de convênio firmado com o Governo do Estado, pousadas e hotéis do município receberam todos os desabrigados que ocupavam provisoriamente as salas de aula da região. São mais de 1.010 pessoas acomodadas em quartos seguros e contando com três refeições ao dia.

“A intenção é dar um maior conforto para estas famílias. O município já está mapeando as áreas e disponibilizando os terrenos para o Estado, que vai fazer a Vila de Passagem até a construção definitiva das novas casas, com apoio do Governo Federal”, explicou o prefeito.
Felipe Augusto indicou outros sete terrenos, sendo três em Maresias – um na Avenida Paquetá, outro na Rua Nova Iguaçu, e mais um na Rua do Forno – dois em Barequeçaba, na Rua Amália Maria de Jesus e na ‘Chácara Barequeçaba’, além de dois na Topolândia, um na Av. Professor Machado Rosa, 131, e o último na Rua Antônio Pereira, s/n (Praça das Mangueiras).
No último sábado (04), deu-se início a “Operação Desmonte” da Defesa Civil, que consiste na desmontagem das residências danificadas, que apresentaram problemas estruturais. Neste primeiro momento, nove casas no bairro Itatinga foram interditadas em definitivo e outras 70 na comunidade da Vila Sahy foram interditadas temporariamente.
Felipe Augusto destacou a importância do apoio que a cidade está recebendo neste momento. “Nós precisamos fazer muita coisa ainda, são diversas ações que estão sendo desenvolvidas. O respaldo do presidente Lula e a presença do governador Tarcísio, juntamente com a integração de todas as agências envolvidas, evidenciam que a união pode gerar resultados positivos”, declarou o prefeito.
Por fim, Felipe Augusto expressou seus sentimentos de pesar, respeito e solidariedade a todas as vítimas desse desastre. “Em meio a essa situação difícil, é importante encontrarmos um momento para nutrir a nossa fé. Podem estar seguros de que as autoridades públicas não deixarão de prestar assistência à população sebastianense afetada por essa tragédia”, finalizou o prefeito.