São Sebastião
Idosos do Lar Vicentino participam de atividades físicas e socialização
Sentados em poltronas ou cadeiras, mais de dez idosos do Lar Vicentino, em São Sebastião, tiveram uma manhã de quarta-feira diferenciada. Por cerca de 50 minutos, eles participaram de atividades físicas ministradas pelo professor Alex Damasceno, que colocou todos eles para se movimentar como meta do programa Atividade Descentralizada a Idosos e Pessoas com Deficiência.
Este é mais um projeto realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e de Idosos (SEPEDI), para levar qualidade de vida a esse grupo. Neste caso, a ideia é identificar aqueles que têm condições de sair da entidade e se socializar com mais idosos em núcleos do órgão.
“Por quatro quartas-feiras vamos trabalhar com os idosos que residem no Lar Vicentino para a criação do vínculo com o professor e estimular a realização da atividade física, promovendo, posteriormente, a inclusão deles no Núcleo de São Francisco, fato importante para socialização e melhoria das condições de saúde do grupo”, explica Juliana Carvalho, diretora de Políticas Públicas à Pessoa Idosa.
Um dos mais animados com a aula era seu Rivaldavio Pereira Costa, ou apenas Riva, 77 anos. Ele conta que gosta de fazer atividades físicas, caminha fora do Lar Vicentino e está ansioso para ir para o bairro São Francisco.
Na mesma animação está seu Eduardo José Maria, o Dudu, 69 anos, que aproveitou todos os exercícios passados pelo professor Alex. “Eu gosto de me exercitar e estar com outras pessoas”, diz.
Maria do Socorro Carneiro, 65 anos, gosta de ser chamada de Bety e, mesmo usando uma cadeira para se locomover, também se mostra ansiosa pela possibilidade de estar com mais pessoas. “Eu quero participar das atividades fora para conhecer outras pessoas”.
O auxiliar de Atividades de Lazer do Lar Vicentino, Henrique Sampaio, conta ser gratificante ver seus ‘alunos’ praticando e participando das atividades. “Para eles é importante ter essa socialização porque ficam mais animados”.
O projeto é desenvolvido pelo professor de Educação Física, Ricardo Batista de Paulo, que entende ser importante esse trabalho de entrosar os idosos em atividades saudáveis que trazem benefícios para eles.
Você precisa estar conectado para comentar Login