Redes Sociais

São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião confirma 23 mortes de vítimas das fortes chuvas

Publicado

em

 Prefeitura de São Sebastião, lamenta informar que foram registradas 23 mortes em decorrência das fortes chuvas que assolam o município desde a madrugada deste domingo (19). A informação foi passada pelo prefeito, Felipe Augusto, durante live em que atualizou informações sobre a tragédia. O prefeito decretou Estado de Calamidade na cidade e recebeu o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que permaneceu desde a manhã até à noite no município, acompanhando a coordenação das equipes das forças públicas da cidade, Estado e União.

De acordo com informações da Secretária de Segurança Urbana (SEGUR), a catástrofe, com deslizamento de terras na rodovia SP-55 e desmoronamento de casas, desabrigou mais de 80 pessoas. As principais emergências foram registradas na Vila Sahy, Costa Sul, onde ocorreu o maior número de ocorrências, quando em torno de 50 casas desabaram. Outros bairros que foram afetados e recebem atendimento emergencial das forças de segurança: Itatinga, com cerca de três registros; Boiçucanga; Cambury, Barra do Una, Vila Sahy e Juquehy, estes dois últimos os mais prejudicados, com chuvas em torno de 600 mm, entre a noite e a madrugada.

A tempestade provocou deslizamentos em diversos trechos da SP-55, na região da Costa Sul, o que obrigou o trabalho de desobstrução, em especial nos quilômetros 164 (Mirante da Praia Brava); 174 (Praia Preta); 148 (Toque Toque Grande); 162 (Serra de Boiçucanga); 165 (Cambury); 143 (Calheitas); 137 (Guaecá), 183 (Barra do Una) e Serra da Enseada (115).

Durante a noite, helicópteros das forças de segurança começaram a trazer os corpos para o centro da cidade, que serão transportados em caminhões da Defesa Civil para uma funerária.  

O prefeito informou também que as equipes das forças de segurança continuarão os trabalhos de resgaste durante a noite e nesta segunda-feira, com o objetivo de acessar locais ainda não alcançados. Segundo Felipe Augusto, e a Defesa Civil, há riscos de novos deslizamentos e desmoronamentos de residências, devido ao solo encharcado. Lembrou também que a situação é extremamente complexa e bairros ficaram isolados, caso de Maresias e Paúba, que não tiveram graves ocorrências, mas ficaram sem energia, com abastecimento comprometido.

Anúncio

Apoio

O prefeito agradeceu ao apoio do governador Tarcísio, do presidente e vice-presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, respectivamente, com os quais também falou por telefone, neste domingo, e recebeu a confirmação da presença de ministros na cidade. Lula confirmou em suas redes sociais que visitará São Sebastião nesta segunda-feira. Felipe Augusto confirmou que nas próximas horas as equipes de resgaste receberão o reforço de 240 homens do Exército Brasileiro. 

A Defesa Civil do Estado de São Paulo destinará material para atender as famílias vítimas da tragédia, como material de higiene, alimento e roupa, que serão arrecadados pelo Fundo Social. O governador Tarcísio confirmou, ainda, a destinação de recursos necessários à reconstrução dos locais públicos afetados pela chuva.  

A Prefeitura de São Sebastião presta toda a solidariedade aos familiares e amigos neste momento tão difícil.

Anúncio