Redes Sociais

São Sebastião

São Sebastião passa a oferecer serviço de córnea com ênfase em tratamento de ceratocone pelo SUS

Publicado

em

No dia 20 de janeiro, data em que se comemora o Dia do Padroeiro de São Sebastião, que dá nome ao município, terá início na rede municipal de saúde o serviço de oftalmologia com ambulatório de córnea cirúrgico.

O serviço inovador é ofertado em poucos municípios do Estado de São Paulo via Sistema Único de Saúde (SUS). São Sebastião é pioneiro no Litoral Norte.

O oftalmologista Glauco Reis Gonçalves, coordenador da equipe médica que realizará os atendimentos, explica que a ênfase do serviço será na triagem, acompanhamento e cirurgia de pacientes portadores de ceratocone.

“Teremos, também, um tomógrafo de córnea de última geração para avaliar os pacientes de forma mais precisa”, conta o médico.

Ceratocone é uma doença geralmente bilateral que afeta a curvatura da córnea. Quase sempre é acompanhada de fotofobia, conjuntivite alérgica e baixa de visão. Ocorre, principalmente, em pessoas entre 10 e 45 anos.

Anúncio

“A doença possui componente hereditário em sua etiologia, e quanto mais cedo aparece, mais agressivo é. Por isso, quanto antes iniciar tratamento, melhor o prognóstico visual do paciente”, explica o oftalmologista.

No dia 20, cerca de 40 pacientes passarão em consulta com oftalmologista especialista em córnea, onde serão avaliados e receberão a indicação do tratamento. Atualmente, cerca de 100 pacientes aguardam esta avaliação.

“Caso for indicado tratamento cirúrgico, este será realizado no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), após a realização de exames pré-operatórios e agendamento no centro cirúrgico”, explica o coordenador da equipe médica.

O oftalmologista explica, ainda, que as cirurgias propostas serão Cross linking e implante de anel intra estromal.

“Os pacientes do município chegavam a aguardar mais de três anos para serem atendidos em serviços de referência do Estado. Iremos zerar uma fila importante”, diz.

Anúncio

Os pacientes serão referenciados da Secretaria de Saúde (SESAU) para o hospital, por meio de agendamento via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).