Redes Sociais

Educação

São Sebastião prorroga prazo de inscrições para 2º Prêmio ‘Professora Nina’ de Melhores Práticas Antirracistas em Ambiente Escolar

Publicado

em

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), prorrogou o prazo das inscrições para a segunda edição do Prêmio ‘Professora Nina’ – Melhores Práticas Antirracistas em Ambiente Escolar.

Os interessados tem até o dia 20 de outubro para acessar o link [https://bit.ly/2opremioprofessoranina](https://bit.ly/2opremioprofessoranina “‌”) e responder ao formulário de inscrição. Podem concorrer professores da rede municipal de ensino que realizem práticas pedagógicas relacionadas à temática.

O objetivo da premiação é valorizar, identificar, difundir e fomentar experiências pedagógicas pautadas em princípios de equidade e antirracismo. Serão premiadas as melhores práticas de cada categoria, sendo: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em caso de dúvida, mais informações podem ser obtidas no edital: [https://conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/edital-2o-premio-professora-nina/](https://conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/edital-2o-premio-professora-nina/ “smartCard-inline”) .

Sobre a homenageada

Anúncio

Emenildes Pinheiro Alves de Matos (professora Nina) nasceu em Santos, onde estudou, formando-se professora na Escola Normal Livre José Bonifácio.

Em 1946 veio para o Litoral Norte lecionando em várias escolas isoladas de Ilhabela: Veloso, Portinho e Perequê, onde se efetivou em 1947.

Depois foi removida para o Porto Novo, em Caraguatatuba, e, em seguida, para o Grupo Escolar Henrique Botelho, em São Sebastião. Sempre lecionou para as 1ª séries, pois gostava muito de alfabetizar crianças. Alfabetizou inclusive seus 4 filhos.

Também foi professora do Curso de Admissão ao Ginásio durante vários anos em São Sebastião. Sempre amou o magistério e só no Henrique Botelho trabalhou durante 20 anos.

Em março de 1973 foi tranferida para Cubatão e, em seguida, para Santos onde cursou a Faculdade de Pedagogia. Trabalhou no Educandário Santista, Instituição de Crianças Carentes e na Escola Estadual Professor Cleóbulo Amazonas Duarte .

Anúncio

Aposentou-se em 1994, após 48 anos e nove meses de trabalho dedicados ao Magistério, ocasião em que foi homenageada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, através da TV Cultura, por ser a professora com mais tempo de magistério efetivo em exercício.

Foi homenageada também pelo Centro de Professorado Paulista (CPP) e pelo Jornal A Tribuna, de Santos, como “Professora do Ano”. Atualmente, divide o seu tempo entre Santos e São Sebastião onde sempre recebe o carinho e respeito de seus ex-alunos.