Redes Sociais

São Sebastião

São Sebastião tem resultado positivo na geração de emprego com carteira assinada em abril e no ano de 2023

Publicado

em

São Sebastião voltou a registrar resultado positivo na geração de emprego com carteira assinada no mês de abril após um desempenho inferior no mês anterior. Com isso, o município segue com o melhor desempenho entre as cidades do Litoral Norte, se mantendo com saldo positivo ao longo de 2023.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana, e aponta que entre admissões (862) e desligamentos (787), o saldo de trabalhadores que se mantiveram com a carteira assinada em abril foi de 75.

Dos quatro setores analisados, três permaneceram em alta, como o setor de serviços com 471 admitidos e 406 desligamentos, gerando saldo de 65 empregados (0,58%). Na área de Comércio, foram 213 admissões e 170 baixas na carteira, saldo de 43 (1,06%). Já na construção civil, o percentual foi de 2,13%, sendo 121 admitidos e 84 desligados, gerando saldo de 37.

Com o fechamento de abril, o balanço anual aponta que nos quatro primeiros meses de 2023, São Sebastião foi a única cidade a manter o saldo positivo na manutenção de emprego com carteira assinada.

Conforme o Caged, o município teve 4.189 admissões e 3.817 desligamentos de janeiro a abril, que resultaram em 372 pessoas com carteira assinada. Para se ter uma ideia, Ubatuba teve saldo negativo de 515 vagas com 3.302 pessoas contratadas e 3.817 dispensadas no período.

Anúncio

Já Caraguatatuba contratou 4.184 pessoas e dispensou 4.329 pessoas, ficando com saldo negativo de 145, enquanto Ilhabela teve 1.490 contratados e 1.507 dispensas, fechando o quadrimestre com 17 vagas negativas.

O diretor do Departamento de Emprego e Renda e responsável pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião, Afonso da Silva Vale, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), avalia que esse desempenho positivo é em função das diversas parcerias registradas no município em função do evento ocorrido em 19 de fevereiro.

“Tivemos parceiros como o Sebrae, Banco do Povo, Desenvolve SP, Empreenda Rápido, entre outros, que ajudaram o comerciante a se reerguer, renegociar suas dívidas, recompor equipamentos perdidos e não precisar demitir ou fechar as portas”, aponta.

Ainda conforme Vale, outro fator importante é que com a construção da Vila de Passagem e início das obras definitivas de unidades habitacionais, houve uma sensibilização por parte das empresas em contratar a mão de obra local, o que mantém a contratação em alta. “Fora ações focadas no turismo, que foram feitas desde o início do ano, melhoria na infraestrutura, mudança na empresa de transporte e nos cursos de qualificação profissional. O município não parou ou não para, está na mesma pegada”, conclui.

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Quer Comentar? Clique Aqui

Você precisa estar conectado para comentar Login

Leave a Reply