Redes Sociais

Ilhabela

Segunda sessão do Cineclube Citronela traz a Ilhabela documentário sobre mulheres que lutam pela preservação do meio ambiente

Publicado

em

Cineclube Citronela apresentará sua segunda sessão no dia 24 de maio, em Ilhabela. O filme exibido será “Mulheres na Conservação”, com direção de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa. Essa sessão do Cineclube Citronela está sendo coorganizada com o Parque Estadual da Ilhabela, vinculado à Fundação Florestal do Estado de São Paulo.

A produção de 2023 conta a história de mulheres que se dedicam a proteger biomas e espécies de animais ameaçados e que se tornaram referências mundiais. O documentário surgiu a partir de uma série de reportagens que entrevistaram essas conservacionistas durante três anos, em 12 estados brasileiros. O filme venceu o prêmio principal do Female Film Festival, festival internacional que premia produções lideradas por mulheres.  

Os documentários exibidos pelo Cineclube Citronela são sempre filmes recentes, que estão participando e sendo premiados em festivais, e que trazem assuntos atuais e que se relacionem com Ilhabela de alguma forma. No caso de “Mulheres na Conservação”, o tema não poderia se conectar mais com a cidade, já que 85% do município é ocupado pelo Parque Estadual de Ilhabela, que protege 27.025 hectares de mata atlântica, e que o município conta com muitas mulheres à frente do trabalho de preservação ambiental.

 A diretora do filme e jornalista ambiental Paulina Chamorro estará presente no evento e participará de um debate logo após a exibição do documentário, junto com Gabriela Carvalho, gestora do Parque Estadual, Gilda Nunes, ambientalista e diretora do Instituto Ilhabela Sustentável e Vivian de Souza, presidente da Associação Castelhanos Vive.

O filme chega a Ilhabela na quinzena em que são comemoradas duas datas importantes para a luta pela preservação ambiental: o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Antes da exibição de “Mulheres na Conservação”, os espectadores poderão assistir a três filmes de terror curta-metragem produzidos por estudantes dos 9⁰s anos da Escola Municipal Paulo Renato Costa e Souza, sob a orientação do professor Bruno de Almeida. Os filmes foram produzidos durante as aulas de Língua Portuguesa, como parte de uma pesquisa sobre o gênero literário contos de terror, e foram realizados pelos próprios alunos utilizando câmeras de celulares, os espaços da escola e aplicativos de edição.

O Cineclube Citronela é uma produção da Salga Filmes, coletivo Citronela Doc e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo e apoio do Espaço Cultural Pés no Chão e Ver Pra Crer Produções.

Anúncio

O projeto foi criado para promover a exibição e o debate de filmes documentais brasileiros contemporâneos. Em 2024 serão realizadas oito sessões gratuitas, até dezembro, com a exibição dos documentários seguidos por debates com convidados locais e representantes dos filmes, como diretores, produtores ou editores. As exibições acontecem no Espaço Cultural Pés no Chão.

Segundo Juliana Borges, roteirista, documentarista e uma das idealizadoras do Cineclube, a ideia do projeto é fomentar a formação de público na cidade e oferecer às pessoas uma oportunidade rara de troca direta com os realizadores.

Os organizadores do Cineclube também são responsáveis pelo festival de cinema documental Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela (www.instagram.com/citroneladoc), cuja quarta edição acontecerá em novembro de 2024 e já se consagrou como um evento relevante no calendário cultural da cidade. A curadoria para o Cineclube será feita associada à dos filmes do festival, de modo que a programação do Cineclube complemente os filmes do Citronela Doc.

Os filmes exibidos no Cineclube Citronela são legendados; os debates terão tradução para libras e o Espaço Cultural Pés no Chão tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, possibilitando um acesso amplo e gratuito às atividades culturais propostas.

Mais informações no perfil do Instagram @citroneladoc

Grade de filmes do Cineclube Citronela para o primeiro semestre:

24/05 – sexta-feira – 19h
Mulheres na Conservação – de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa
Mulheres na Conservação lança um olhar delicado e sensível sobre a vida e o trabalho de sete heroínas da luta ambiental. O documentário faz um recorte desse universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre conservação e meio ambiente no Brasil.

Veja o trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=l7-21KStAGk

28/06 – sexta-feira – 19h
O Amor Dentro da Câmera – de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov – 2021
A intimidade de vida e arte do casal Conceição e Orlando Senna, um romance que se confunde com a história do seu tempo. Juntos eles participaram da construção do Cinema Novo, Cinema Marginal, da Escola de Cinema de Cuba e da retomada do cinema brasileiro. Uma história de amor entrelaçada com a cultura brasileira e latino-americana dos últimos 50 anos.

Veja o trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=Sq q9s PlantA 

26/07 – sexta-feira – 19h
Incompatível com a Vida – de Eliza Capai – 2023
A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas com a sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam.

Veja o trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=mlptPNbD8Cc  


Onde:
Espaço Cultural Pés no Chão
Rua Macapá, 72 – Barra Velha
(12) 3895-8104

Anúncio