São Sebastião
Total de famílias atingidas pela catástrofe transferidas para apartamentos de Bertioga chega a 211
O total de famílias que já foram transferidas para os apartamentos de Bertioga chegou a 211 e equivale a 606 pessoas já morando no Conjunto Habitacional Caminho das Flores. Com isso, apenas mais 89 unidades estão disponíveis para os moradores atingidos pela catástrofe de 19 de fevereiro e atingiu, principalmente, a Costa Sul.
Para apoiar na transferência destas famílias, estão sendo entregues fogões, geladeiras, micro-ondas e colchões, além de kits de higiene pessoal e utensílios domésticos. Os desabrigados permanecerão nessas habitações até que as moradias definitivas sejam entregues.
Nesses apartamentos, eles não pagam água, luz e condomínio. As crianças em idade escolar vão estudar temporariamente em Bertioga. Os que precisam estudar em São Sebastião são levados pelo transporte escolar municipal da cidade.
Após o encerramento das vagas, os moradores começam a ser levados para as Vilas de Passagem em construção no bairro Topolândia, na região central, até que fiquem prontas as unidades habitacionais que serão construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
Nas Vilas de Passagem serão 144 unidades construídas em caráter emergencial, sendo 72 em um terreno na Rua das Mangueiras, próximo ao posto de Saúde, e mais 72 em área na Avenida Professor Machado Rosa. As primeiras unidades devem ficar prontas até o final deste mês.
O município indicou ao governo do Estado a área do Campo de Futebol de Juquehy também para ser feita uma Vila de Passagem e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação estuda essa possibilidade.
Novas moradias
As obras de infraestrutura para a construção de moradias populares permanentes em São Sebastião, destinadas a abrigar as famílias desalojadas pelas chuvas, já foram iniciadas.
O investimento total será de R$ 93,3 milhões e será dividido em duas etapas, que incluem pavimentação e instalação de infraestrutura básica.
A CDHU iniciou a limpeza de terrenos em Maresias e Baleia Verde, na Costa Sul, onde 704 residências serão construídas. As máquinas já estão trabalhando nessas áreas.
Pousadas
O governo do Estado prorrogou por até 30 dias o contrato com pousadas que estão servindo como abrigos temporários para as vítimas dos alagamentos e deslizamentos ocorridos no Carnaval.
Inicialmente, o prazo para saída dos quartos terminaria na última terça-feira (4). Segundo o secretário estadual da Gerência de Apoio do Litoral Norte, coronel André Porto, a decisão tem como objetivo permitir que as pessoas abrigadas na rede hoteleira possam retornar para casa com mais calma e tempo para se estabelecer em novas moradias.
“O interesse maior é nosso para que as pessoas possam retornar com um pouco mais de calma, a gente possa executar o nosso trabalho de uma maneira mais detalhada, mais humanizada e o mais individualizado possível”, destacou Porto.
Ainda segundo ele, o novo prazo também é necessário para a conclusão do processo de transferência de mais famílias para o Conjunto Habitacional Caminho das Flores, em Bertioga.
Você precisa estar conectado para comentar Login