Redes Sociais

Ilhabela

Campanha de Multivacinação de Ilhabela registra comparecimento de quase mil moradores em uma semana

Publicado

em

A Campanha de Multivacinação da Prefeitura de Ilhabela já registrou o comparecimento de 993 pessoas desde a última segunda-feira (2). Somente neste sábado (7), quando a Secretaria de Saúde promoveu o Dia D da Vacinação, 320 pessoas foram atendidas para atualizar o cartão de vacinação e ficar em dia com doses de imunizantes dos mais diferentes vírus. A campanha prossegue até o dia 30 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

#SegundoucomVacina

Para ampliar ainda mais o acesso à vacinação, a Secretaria de Saúde criou o #SegundoucomVacina, que estende o horário de atendimento de todas as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde das 8h às 19h30 toda segunda-feira. A ação dura até o fim da Campanha de Multivacinação.

*Importância da Prevenção*

As vacinas mais aplicadas até agora foram as de Poliomielite, Sarampo, Meningite e Vírus do Papiloma Humano (HPV). Esta última é uma das mais importantes, pois segundo a enfermeira da Rede Municipal de Saúde, Simone Fortes, é a única vacina capaz de prevenir até quatro tipos de câncer.

Anúncio

“A vacina de HPV é a melhor e mais eficaz forma de proteção contra o câncer de colo de útero. O HPV está envolvido em quase 100% dos casos de câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, mas também pode levar a outros tipos de câncer, como anal, de vulva, de vagina, de pênis e de orofaringe. A vacina vale para toda a vida, mas tem sua efetividade plena, principalmente antes do início da iniciação sexual. Depois que o vírus já está instalado ela não tem muita eficácia”, alertou.

O vírus do HPV é altamente transmissível e estima-se que 50% da população esteja contaminada pelo vírus, número semelhante aos dados nacionais de uma pesquisa do Ministério da Saúde lançada em 2017, que coletou dados de jovens brasileiros em 26 capitais mais o Distrito Federal. A pesquisa revelou que 54,6% dos jovens brasileiros estavam infectados.

A maioria dos portadores não manifestam incialmente sintomas e o vírus pode ficar latente, ou seja, adormecido, por até 20 anos antes de apresentar algum tipo de sintoma.  O vírus pode eventualmente ser eliminado pelo próprio sistema imunológico ou, nos casos mais graves, gerar algum tipo de câncer na região afetada. Por isso, o mais seguro é vacinar o quanto antes, principalmente as crianças, antes que se possa ter oportunidade de contato com o HPV.